Primeira chamada de celular do mundo completa 50 anos

Primeiro celular do mundo completa 50 anos

Exatamente no dia 3 de abril de 1973, foi feita a primeira chamada de celular do mundo. A ligação foi feita por Martin Cooper, então engenheiro da Motorola e hoje com 94 anos, usando um protótipo do aparelho DynaTAC 8000x.

+ Samsung bota carregador na caixa do Galaxy S22 5G e S21 FE 5G
+ iPhone 14 Pro Max ganha ouro e diamantes em personalização
+ Prime Gaming: atualização de abril tem 15 jogos gratuitos

O protótipo do DynaTAC era um verdadeiro tijolão. Tinha 33 cm de altura e pesava 1,1 kg. Diferentemente do 8000x que chegou ao mercado, não tinha tela, apenas os botões físicos, microfone e alto-falante, além de uma antena telescópica. Já a sua bateria permitia até 25 minutos de chamadas.

A ideia do primeiro celular surgiu a partir dos telefones de uso automotivo que já existiam nos Estados Unidos desde os anos 1940 e se pareciam mais com rádios do que comunicação do que com aparelhos telefônicos. Eram aparatos grandes e que dependiam da energia gerada por um veículo para funcionar

O desenvolvimento do DynaTAC começou em 1973, mas o DynaTAC 8000x só foi autorizado para venda pelas autoridades de telecomunicações dos Estados Unidos em 1983, chegando ao mercado no ano seguinte. Na época do lançamento, custava o US$ 3.995 na cotação da época.

Back to top